Translate

Gaúchos


Gaúchos






























Falar de churrasco, e não mencionar os gaúchos, é o mesmo que falar de acarajé e não mencionar as baianas.
Quando eu era um rapazinho, passava todas as minhas férias, nas fazendas em Palestina (SP), Rancharia (SP) e Itapeva (SP). Sempre tive contato com a vida do campo, e consequentemente churrascos. Quando comecei a fazer meus próprios churrascos, ouvia os comentários tipo: os gaúchos fazem diferente, os gaúchos fazem melhor, os gaúchos isso e aquilo. Eu ficava bravo, e dizia que os gaúchos faziam do jeito deles, e nós do nosso, e também ficava ótimo.

A verdade é uma, todos, e em qualquer lugar podem fazer um excelente churrasco. Essa é a grande vantagem !! Não tenha medo, o seu vai sair muito bom também. No entanto, o gaúcho (e aí eu tenho que dar o braço a torcer ) sabe fazer um churrasco SOBERBO!! O fato é que só consegui entender o porquê, agora. É o instinto, o feeling do churrasco. Ele já nasce neste meio, sempre tem contato com isso, e é claro que ele sabe o ponto da carne, a caloria do braseiro, e tudo mais para fazer um churrasco perfeito. A prática faz a perfeição !!! Andei navegando muito na net, referente ao churrasco gaúcho, e é impressionante. Qualquer foguinho, conseguem transformar num churrasco, e as costelas de ripa ¿¿  Só para entenderem bem, farei uma comparação. Existem muitos ótimas pinturas no mundo, mas só existe uma Monalisa.  Existem ótimos cantores no mundo, mas só existiu um Elvis Presley.  

Um comentário:

  1. Gostaria de comentar que nem todos os gaúchos sabem fazer um bom churrasco. Sou gaúcho e somente fui aprender a assar uma carne e estudar sobre o assunto quando saí do RS e vim morar em SP. A cobrança por parte dos amigos em fazer um churrasco à altura da fama do churrasco gaúcho me fez ter que aprender e despertou o interesse pelo assunto. No RS quando há uma festa com churrasco quem fica na churrasqueira é o assador experiente e o restante dos homens ficam curtindo a festa, bebendo e comendo carne. Então nem todo mundo sabe de fato assar uma carne de modo a deixá-la parecida com o que é servido nas churrascarias gaúchas como a Fogo de Chão, por exemplo. Fazer um bom churrasco requer um conhecimento apurado do corte das carnes, temperatura do braseiro, altura apropriada da carne em relação a brasa e por ai vai. Sem falar que às vezes compramos um contra-filé esperando que vai estar macio e depois de assado vem a decepção por ser uma carne de boi velho ou de vaca, aquela carne dura. Bom, no Youtube há vídeos muito interessantes de onde podemos tirar grande aprendizado e que nos ajudarão a aprimorar a técnica, mas a prática é que nos ensina de fato. Viver de teoria não faz de ninguém um bom churrasqueiro. Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir