Translate

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Minha churrasqueira



Minha churrasqueira


Quando fiz minha churrasqueira, pesquisei muito porque queria ter a possibilidade de poder fazer desde um filé mal passado até uma costela de ripa, de forma simples e prática. Incluí vários detalhes que possam ser úteis para quem for construir a sua. Existem várias plantas boas, é só pesquisar na website. Na minha, acoplei um defumador a frio, já que gosto também, de linguiça defumada.




A primeira etapa é definir sua largura, profundidade e altura do braseiro. Face a minha altura, optei em fazer o braseiro mais alto que o convencional. Nada de ficar baixando para assar a carne. Sugiro que seja feito com 3 tijolos de profundidade, e 4 tijolos de frente. Ela será larga, dando a oportunidade de armazenar um pouco de carvão do lado esquerdo, enquanto fizer o braseiro do lado direito. Dificilmente você usará toda a largura com o braseiro.




A laje foi feita com a espessura de um tijolo, mais 4 cm. É consideravelmente grosso e com bastante ferro. Assim terá um duração de anos, e não corre o risco de rachar. O concreto é concentrado. Usei a proporção de 2x1, ou seja 2 de areia para 1 de cimento. Não economize nesta etapa. O gasto é pouco, e vale a pena.




Nesta etapa, defini a altura do braseiro. Optei em usar a fieira de 4 tijolos. Consequentemente o local do braseiro ficou um pouco fundo para o que eu queria, portanto tive que por mais uma camada de tijolos refratários para que ficasse mais rasa. Desta forma, o braseiro fica bem mais próximo a grelha, quando esta for colocada na parte mais baixa da churrasqueira, me permitindo fazer filés ao ponto e mal passado, como já mencionamos no item “braseiro”. Isso é primordial quando se gosta de carne feito deste jeito. Inclusive, quando cheguei a usar as churrasqueiras pré-fabricadas tive que forrar a base com tijolos baianos. Desta forma o braseiro ficava mais próximo a grelha.




Nesta etapa, se define a altura da boca da churrasqueira. Usei 9 tijolos de altura. Neste caso, temos um pró e um contra. Escolhi esta altura porque me permite assar a famosa costela de ripa. Neste caso, a costela tem que ficar cerca de 60 cm da brasa. A desvantagem de uma boca tão alta, é que se tiver muito vento no local, poderá interferir um pouco no churrasco. Se não for fazer este tipo de carne, use 7 tijolos. Para sustentar os tijolos na parte superior, use dois ferros entre os tijolos, Após 3 fieiras, comece a estreitar os tijolos, com um gabarito de madeira. Neste passo, você pensar em instalar duas lâmpadas dentro da churrasqueira. Facilita muito quando se faz churrasco a noite. A fiação é especial (silicone), e as lâmpadas de fogão. Não é material difícil de arranjar.




Nesta etapa, se define a altura do chaminé.





Agora só falta cobrir o chaminé com uma pedra de ardósia, forrar o braseiro com tijolos refratários (usei os fininhos nas laterais, e os grossos pra o fundo), e colocar uma soleira de granito (é menos poroso que o mármore). Isto é importante, porque sempre cai gordura neste local, e tendo uma soleira polida, é fácil de limpar.





Pronto, já está em funcionamento. Coloquei uma porta de madeira para fechar o defumador. A luz faz uma grande diferença. Observem o braseiro do lado direito, e um pouco de carvão do lado esquerdo, esquentando e secando completamente. Ajuda muito quando se tem que reforçar o braseiro. Outro detalhe a ser observado, são as barras instaladas dentro da churrasqueira. Isto possibilita assar carne em cinco alturas. Na primeira, posso encostar a grelha na soleira e o fundo do tijolo refratário. Na segunda altura, uso a primeira barra instalada, e assim consequentemente. A quarta barra é a mais alta, onde se assa a costela de ripa.

Churrasco para PRINCIPIANTES

3 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber quanto você gastou para fazer esta churrasqueira?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Se puder responder minha mensagem ficarei muito grato. Estou com uma dúvida. No seu projeto o buraco onde vai o carvão tem mais 30 cm de altura. Na churrasqueira do Bassi 30 cm. Gostaria de saber se é isso mesmo. Do fundo da churrasqueira até o primeiro espeto ou grelha tem quantos centímetros no total?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Sem dúvida, essa é a parte mais importante da churrasqueira. De fato fiz o mkeu um pouco fundo de mais, então tive que por areia e cobrir o fundo com mais uma camada de refratário. A altura ideal é 20 cm. Desta forma, vc pode fazer carne mal passada ou ao ponto, uma vez que para fazer chegar nesse ponto, praticamente tem que por a carne em cima do braseiro, especialmente se você gosta de fazer picanha em forma de bifões. Eu adoro. Vc já é um churasqueiro nato rsrsrsrsrs Boa sorte

      Excluir